quarta-feira, 18 de maio de 2011

Açafrão

Adoro o sabor, uso muitas vezes tanto em arroz simples como no frango. O que me agrada mais no açafrão é o facto do sabor ser tão intenso que posso estar a comer legumes que não gosto e apenas sinto o sabor do açafrão. Quando sei que tenho que ingerir legumes que não gosto é isso que faço basta um pouco de açafrão e o prato fica com um sabor oriental e muito agradável além disso são muitos os pratos que se podem fazer com este tempero. Pra não falar do seu valor terapêutico.
Em uso interno, os principais efeitos do açafrão-da-índia estão associados à capacidade da curcumina para suprimir a libertação dos agentes inflamatórios no interior dos tecidos. Pensa-se também que estimula a produção de cortisona pelas glândulas supra-renais, o que auxilia indirectamente o processo de cura.
Mostrou-se em estudos sobre animais que a curcumina possui propriedades terapêuticas equivalentes às da cortisona e da fenilbutazona em casos de inflamação aguda (embora apenas eficaz em 50% em situações crónicas), com a vantagem de não provocar efeitos tóxicos. Quando aplicada sobre a pele, como é vulgar na índia, a planta alivia a dor e a inflamação dos músculos e articulações. Estudos laboratoriais demonstram que o açafrão–da-índia pode não só inibir o desenvolvimento inicial de células cancerosas como também impedir a progressão da doença, além de estimular o sistema antioxidante do próprio organismo. Ao baixar os níveis de colesterol e evitar a coagulação das plaquetas, a planta desempenha um papel no combate à aterosclerose, mesmo quando tomada em doses baixas.
A sua capacidade para aumentar a secreção de ácidos biliares é uma prova que apoia a utilização tradicional do açafrão-da-índia na indigestão. Um estudo preliminar mostrou que a planta é igualmente benéfica a nível intestinal, não só porque contraria a formação de gases, mas também porque ajuda a expulsá-los, podendo ainda impediros espasmos intestinais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário