Sugestões


O que é o Jantar? 
O meu jantar é quase sempre composto por sopa ou então salada com um acompanhamento, peixe ou carne. Elimine de vez os hidratos de carbono do seu jantar. O jantar deve ser pouco calórico e contém o máximo de vegetais possíveis. A sopa tem poucas calorias, dependendo da preparação, e pode incorporar inúmeros vegetais e é a forma mais fácil e mais barata de colocar tantos nutrientes num só prato...Siga o minha sugestão...o corpo agradece..

A sopa, dependendo da sua composição, pode fornecer uma enorme variedade de nutrientes com benefícios para a nossa saúde. Uma sopa rica em legumes representa um prato que, geralmente, apresenta um baixo valor calórico, sendo, por outro lado, muito rico em vitaminas, minerais, fibra alimentar, antioxidantes e água. Estes nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento diário do nosso organismo.
Por um lado, as vitaminas e minerais também são essenciais pois entram na composição de várias estruturas como órgãos, músculos, ossos e sangue. Por outro lado, a fibra alimentar apresenta diferentes papéis ao nível do aparelho digestivo, com implicações desde a mastigação, passando pelo tempo de digestão e pelo fornecimento de substrato que permite às bactérias do nosso intestino um funcionamento saudável. Os antioxidantes funcionam como protectores porque limitam o papel carcinogénico de algumas substâncias.
A sopa contribui de forma significativa para a satisfação das nossas necessidades diárias de água. Se a sopa for mais rica em outros alimentos poderá também fornecer-nos outros nutrientes. Uma sopa com maiores quantidades de batata ou leguminosas pode fornecer maior quantidade de energia, verificando-se o mesmo com a gordura. Além disso, também podemos ter sopas enriquecidas com carne, peixe, ovo ou queijo, alimentos estes que aumentam o seu conteúdo em proteínas, transformando-se a sopa num prato principal. 






Onde Comer! 
É verdade que diariamente existem centenas de pessoas nos centros comerciais á procura de uma refeição seja ao almoço ou ao jantar. Eu passo meses sem o fazer, mas quando o faço opto pela escolha mais saudável estou a falar da Vitaminas penso que se encontra em grande parte dos centros comerciais..Apresenta uma grande variedade de alimentos, e o melhor de tudo é k nos próprios podemos escolher os alimentos que queremos comer. Podemos optar por sandes variadas, saladas tendo como base alface ou massa. Costumo optar pela salada fria e como base massa integral, depois escolho 5 ingredientes, e neste caso o difícil é escolher pois tem fruta, legumes, carnes, peixes, marisco etc...E para acompanhar nada melhor que um sumo multivitaminas 100% natural com papaia laranja e cenoura. Penso que esta refeição (incluindo o sumo) custa cerca de 6,50€.  




Iogurtes
O iogurte é uma fonte muito boa de cálcio, fósforo, riboflavina (vitamina B2) e iodo. é boa fonte de vitamina B12,ácido pantotênico (vitamina B5), zinco, potássio, proteína e molibdénio. Estes 10 nutrientes por si só já tornam o iogurte um alimento que oferece suporte nutricional.  A minha sugestão é o iogurte magro é mais saudável e sem dúvida possui menos calorias o que é óptimo para a minha dieta.    



  
Leite Magro 
Esta é sem dúvida uma das minhas escolhas tem o mesmo cálcio que os restantes tipos de leite, menos gordura e menos calorias. Muita gente não gosta deste leite por ser mais aguaneiro, mas penso que é uma questão de hábito, sempre bebi leite meio-gordo e neste momento é este que bebo e para mim tornou-se bem mais saboroso que o meio-gordo.O preço é bastante semelhante ao meio gordo, compro no continente por 0,49€ o litro. 






Barras cereais 
Ricas em fibras e com baixas calorias, as barras de cereais são muito nutritivas e ótimas para serem consumidas entre as refeições principais, devido aos ótimos benefícios que proporcionam ao organismo e ao funcionamento do sistema digestivo, as fibras e os cereais têm sido cada vez mais aprovados para servirem de base numa alimentação saudável, conquistando espaço na alimentação de adultos, jovens e crianças. A minha escolha são as barras de cereais do continente, tem vários sabores e tem uma média de 90 calorias por barra. Os meus sabores: banana/ chocolate e morango/chocolate branco. 




Batidos 
Agora que chega a época de verão nada melhor que um batido bem fresco repleto de nutrientes, vitaminas e minerais..Sempre fui grande adepta de batidos são enumeras as possibilidades de os fazer e estando de dieta é bem mais fácil encontrar um alimento que me dê tudo o que preciso para beber fora das refeições. Não substitua o batido por nenhuma das principais refeições opte  antes por incorporá-lo num lanche bem saudável e fresco. Fica aqui mais uma sugestão saudável e fresca para o verão.   







Gelatina