Alimentos

Azeite 

O azeite é a gordura mais saudável que existe..Nas minhas refeições é a unica gordura que uso, em termos de calorias não difere muito das restantes gorduras mas é muito mais saudável e o corpo agredece e penso que as refeições ganham outro sabor...
O azeite contém grande quantidade de ácido oleico, um ácido gordo monoinsaturado, que tem um papel importante na prevenção das doenças cardiovasculares, ao diminuir os níveis sanguíneos de colesterol-LDL, o colesterol mau e aumentar os níveis de colesterol-HDL, o chamado colesterol bom (com papel protector), contrariamente ao que sucede com a gordura saturada. Também é rico em antioxidantes, vitamina E e compostos polifenólicos, que ajudam as diferentes estruturas celulares do nosso organismo a não se degradarem prematuramente pela acção agressiva dos radicais livres.

 

Cenoura

A cenoura trás benefícios para os olhos, a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico. Ainda previne úlceras, reumatismo e arteriosclerose.
É indispensável para crianças em fase de desenvolvimento, mas também os adultos não podem ficar sem este precioso alimento, pois carrega grande quantidade de vitamina A, além disso, a cenoura contém vitaminas B e C. A primeira beneficia o sistema nervoso, a segunda estimula as defesas orgânicas contra enfermidades.
Nela ainda contém sais minerais de grande importância para a saúde, tais como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo.
O iodo é primordial à glândula tiróide que acelera a nutrição, comanda os processos de crescimento, vitaliza toda área cerebral e equilibra o melhor funcionamento de todas outras glândulas.


Cogumelo

O cogumelo contém vitaminas, fibras, minerais e grande quantidade de proteína, ajudam o metabolismo a funcionar corretamente, já que contêm aminoácidos essenciais, nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.
Incluo este alimento em muitos dos meus pratos, adoro cogumelos e tem tão poucas calorias que se torna ainda melhor, é um excelente alimento para incorporar numa dieta. Nas minhas refeições utilizo-o para substituir a carne viste que tem um elevado teor de proteinas..



Chocolate

 Falar de dieta e de chocolate ao mesmo tempo talvez não bata muito certo..Mas eu penso que a ingestão deste alimento possa ser benéfico, se for muderado claro. Na minha dieta como chocolate 2 vezes por semana, uma barra com 4 quadrados que contém cerca de 88 calorias, como a minha dieta é composta por alimentos pouco caloricos e como pratico exercicio todos os dias os niveis de açúcar no sangue baixam, podendo por vezes sentir-me um pouco fraca  e o chocolate dá-me a energia que preciso, e como é moderado penso que não traz qualquer obstaculo á perda de peso além de que ajuda a transformar o mau colesterol em bom colesterol e reduz os riscos de ataque cardiaco...e é um alimento barato gasto 0,78€ por mês em chocolate, opto pelo chocolate de leite do Lidl, é barato e bastante saboroso..


Alface

A alface apresenta reduzido valor calórico e quantidades significativas de carotenóides (antioxidantes), para além da presença de oligoelementos (minerais como o zinco, cobre e manganês). A alface é a verdura mais rica em contributos de nutrientes. Quanto a vitaminas, destaca-se a presença de vitamina A, vitamina C e betacaroteno ou pro-vitamina A. As alfaces caracterizam-se por serem especialmente úteis numa dieta de emagrecimento, dado que contêm uma boa fonte de fibra laxante, que aumenta a sensação de saciedade. A alface é também uma boa fonte de vitamina K, essencial na coagulação sanguínea. A fibra mais abundante na alface é a celulose, que não conseguimos digerir mas que tem a excelente propriedade de diminuir o nosso contacto com eventuais carcinogénios pois acelera o esvaziamento intestinal e diminui a pressão no seu interior.
100gramas de Alface tem apenas 19 calorias.


Frango